Jun
25

0



A campainha não tocou mas passavam pouco mais de três minutos da hora prevista quando os primeiros estudantes da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, começaram a sair. Dos cerca de 120 que realizaram o exame de Biologia e Geologia naquela escola, apenas alguns não aproveitaram o tempo de tolerância. E, meia-hora depois, estava tudo de enunciado na mão à porta do estabelecimento de ensino. Entre as conversas com “células” pelo meio, ouviam-se “B’s” e “C’s”, tentando perceber entre si quais as respostas certas da escolha múltipla.


Este ano, estavam inscritos cerca de 55 mil alunos no exame mais concorrido e importante para quem pretende seguir os cursos científicos, como os de saúde. Apesar de ser conhecido pelos seus fracos resultados, este ano a prova era “fácil, mais fácil do que a do ano passado”, disseram os estudantes ouvidos pelo PÚBLICO. Por isso, fora das salas de exames e com a prova já terminada, o ambiente era calmo e relaxado.

Muitos fazem o exame pela primeira vez, outros tentam melhorá-lo com o objectivo de conseguir uma nota mais alta e assim entrar no curso que tanto desejam.
 
O PÚBLICO apresentou a cinco alunos as seguintes questões:

1.    A matéria que saiu no exame foi a que trabalharam nas aulas?
2.    Como correu o exame?
3.    Houve alguma pergunta particularmente difícil?
4.    Como é que se preparou para o exame?

Inês Ribeiro, 18 anos
Curso que frequenta: Ciências e Tecnologias  
Curso/área que quer seguir: Química ou Engenharia Química

  1. Eu estou a fazer melhoria do ano passado e esperava que fosse um bocado mais complicado. Mas sim, em princípio foi matéria que trabalhámos nas aulas, um bocado mais geral do que o costume.
  2. Foi mais fácil do que eu estava à espera mas agora vamos ver porque no ano passado também foi fácil e… foi assim-assim, agora é só melhorar.
  3. Não. Foram todas acessíveis. Ou indo ao texto ou tendo um conhecimento geral faziam-se mais ou menos bem.
  4. Sinceramente, eu não peguei nos livros. Como temos exame de Matemática amanhã, eu achei que não valia a pena e como tenho biologia feito com boa nota, só vim mesmo melhorar. Se conseguisse!


Leonel Conceição, 18 anos
Curso que frequenta: Ciências e Tecnologias  
Curso/área que quer seguir: Marinha

  1. Sim sim. Tudo o que estava no exame foi dado em aulas. Era fácil, as respostas eram todas muito óbvias. Foi tudo bem dado.
  2. Correu bem. Era fácil, mais fácil do que o do ano passado.
  3. Não não, era todas bastante óbvias.
  4. Bastou estudar uma semana mas não muito aprofundadamente. Foi só rever umas coisinhas e consegui fazê-lo bem. Como já o tinha feito o exame no ano passado, já tinha estudado e então este ano foi só reler.

 
Valéria, 18 anos
Curso que frequenta: Ciências e Tecnologias  
Curso/área que quer seguir: Humanidades

  1. Foi, quase tudo.
  2. Era fácil, achei acessível.
  3. Pessoalmente, tenho mais dificuldades em Biologia mas, não achei muito difícil, muito elaborado. Havia talvez uma ou duas escolhas múltiplas que eram um bocado confusas mas, de resto achei tudo equilibrado.
  4. Estudando, sem explicações e praticamente todos os dias.

 
João Torres, 18 anos
Curso que frequenta: Ciências e Tecnologias  
Curso/área que quer seguir: Medicina

  1. Sim, eu sou do 12.º ano, estive no 11.º no ano passado… Não trabalhei bem mas acho que sim.
  2. Correu bem. Era mais fácil do que o do ano passado mas eu também não estudei muito, por isso, não foi muito difícil. Acho que correu bem.
  3. Acho que não. Em comparação com o do ano passado, desta vez não.
  4. Não tive muito tempo a preparar. Estou mais preocupado com Matemática, por isso, só estudei três quartos da matéria, não estudei Biologia do 11.º ano e não fiz nenhum exame


Sofia Ambrósio, 18 anos
Curso que frequenta: Ciências e Tecnologias  
Curso/área que quer seguir: Medicina

  1. Sim, acho que sim. Sou do 12.º ano.
  2. Correu bem, correu melhor do que o ano passado. Era fácil. Era mais fácil.
  3. Agora não me lembro, não estou a ver nenhuma… eram todas acessíveis. Talvez houvesse uma mais difícil do que outra mas não me lembro agora quais.
  4. Estudei a matéria, revi a matéria que já tinha dado no ano passado e fiz exames anteriores.

Texto editado por Bárbara Wong


Autor: Publico.pt – Educação




Deixe o seu comentário