Nov
14

0



Na sequência dos ataques em Paris, o Facebook activou uma funcionalidade que permite aos utilizadores notificarem os amigos de que estão bem.

A confirmação pode ser feita pelo próprio ou por outra pessoa. Cada pessoa pode aceder a uma lista onde vê quem são as pessoas que conhece que já foram assinaladas como estando em segurança. Também indica as pessoas que a rede social sabe estarem na zona de Paris e cuja segurança não foi ainda confirmada.

“Os meus pensamentos estão com todas as pessoas em Paris esta noite”, escreveu o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg. “Violência como esta não tem lugar em nenhuma cidade ou país do mundo. Activámos a verificação de segurança, para que, se estiver em Paris, possa assinalar a si próprio como estando seguro ou saber como estão os seus amigos e família”.

A funcionalidade foi criada há um ano para situações de crise e foi usada pela primeira vez este ano, após o sismo que abalou o Nepal em Abril.

O Google, por seu lado, anunciou que vai tornar gratuitas as chamadas para França a partir da sua aplicação móvel de comunicações, chamada Hangout. A funcionalidade estará disponível em iPhone e telemóveis com Android.

Já no Twitter, os utilizadores criaram a hashtag #PorteOuverte (“#porta aberta”) na noite dos ataques, como forma de ajudar as pessoas nas ruas de Paris a encontrarem quem estivesse disponível para as acolher em casa.


Autor: Publico.pt – Tecnologia




Deixe o seu comentário